segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PERSEVERE ATÉ O FIM (pregação)

TEMA: PERSEVERE ATÉ O FIM
TEXTO: Mateus 24:10-14 em Mc13:13 e Mt. 10:22 diz: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome, aquele, porém que perseverar até o fim será salvo”
“Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que PERSEVARAR ATÉ O FIM, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim."

Introdução: São cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 61 países que ainda não ouviram o Evangelho que são do Islamismo, Budismo e Hinduismo. Segundo o Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000 somos 15,4% de Evangélicos no Brasil.73,6% são católicos e 7,4% não tem religião

Irmãos nós somos privilegiados por morar no Brasil por isso precisamos Perseverar no Senhor, em meio a tribulação a nossa esperança se renova, somos edificados e podemos, cheios do Espírito Santo, ir adiante no caminho.No mundo em que estamos, a tendência é que tudo que está escrito na palavra venha a cumprir, pois o fim está próximo; como filhos do Senhor vamos ser perseguidos, mas a TRIBULAÇÃO produz PERSEVERANÇA (paciência)que trás EXPERIÊNCIA e nos dá ESPERANÇA. (Rm 5:1-3) e (Tiago 1:12): “Bem aventurado o homem que suporta a provação; porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.
Nós passamos pela tribulação para sermos aprovados diante do Senhor, mas precisamos entender que toda promessa, há condições, ou seja, se as condições não forem satisfeitas, o resultado esperado não se obterá. Há muitos que reinvidicam as bênçãos sem se prestarem a cumprir as condições e terminam frustrados. Vejamos as condições para que se tenha a bênção de ser bem sucedido na obra do Senhor.
1º SANTIDADE - ela é conseqüência da graça de Deus em nós. É obra do Espírito Santo. Nossa vontade é a porta através da qual o Espírito age para nos santificar: Efésios 4:30 afirma: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
2º PERSEVERANÇA na fé -"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes..." portanto amados a perseverança é a qualidade de quem é firme e constante, determinado, de quem sabe o que quer. Sem perseverança não há como alcançar as vitórias que Deus tem para nós. Em Coríntios 16:13 diz: "Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes". A perseverança é mais do que apenas sobreviver e esperar que o fim chegue. Perseverar até o fim exige muita fé. No jardim do Getsêmani, Jesus "prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres". (Mateus 26:39)
É preciso grande fé e coragem para orar ao Pai Celestial, dizendo: "Não seja como eu quero, mas como tu queres". A fé para crer no Senhor e perseverar proporciona grande força. Algumas pessoas dizem que se tivermos fé suficiente muitas vezes poderemos mudar as circunstâncias que estão causando nossas provações e tribulações. Será que devemos usar nossa fé para mudar a situação ou para suportá-la? Podemos fazer orações sinceras para mudar ou amenizar os acontecimentos da vida, mas sempre devemos lembrar-nos de que ao concluir cada oração deve haver o sentimento de "Faça-se a tua vontade". (Mateus 26:42) A fé no Senhor implica em confiarmos no Senhor. A fé para perseverar bem é aquela baseada na aceitação da vontade do Senhor e das lições aprendidas nos acontecimentos que sobrevierem.
Ao depositarmos nossa fé no Senhor e mantermos nossa atenção voltada à eternidade, seremos abençoados com a capacidade de aceitar quaisquer tribulações que nos forem impostas; pois a vida na Terra, como a conhecemos, é apenas temporária. Se a suportarmos bem, o Senhor prometeu: "E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus".
3ºAMOR - Se faltar amor, todo o trabalho é desperdiçado: pode-se falar todas as línguas, dos anjos e dos homens, pode-se exercer o dom da profecia, possuir o conhecimento de todos os mistérios e da ciência, ter uma fé possível de transportar montes, distribuir todos os bens para o sustento dos pobres, ou mesmo ser martirizado numa fogueira... "se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria..." Que tudo que façamos, seja por amor ao Senhor e não para homens. Deus deixou este mandamento, amai-vos uns aos outros.Diante de tudo que estamos vendo, não vacile no amor, a volta de Jesus está próxima, mas persevere até o fim... Vamos nos encontrar lá no céu.

Conclusão: Como indivíduos, não sabemos quando chegaremos ao fim da mortalidade. Precisamos desenvolver a capacidade de perseverar e concluir nossas responsabilidades atuais, por mais difíceis que sejam os dias que teremos pela frente. Que sejamos capazes de dizer, como Paulo declarou a Timóteo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". (II Timóteo 4:7). "Eis que temos por bem-aventurados os que [perseveraram]". (Tiago 5:11).
Não existe nenhuma tribulação que Jesus não compreenda e Ele espera que nos acheguemos ao Pai Celestial em oração. Testifico que se formos obedientes e diligentes, nossas orações serão respondidas, nossos problemas diminuirão, seremos iluminados, a escuridão do desespero desaparecerá, nos sentiremos próximos ao Pai Celestial e sentiremos o consolo do Espírito Santo.

É minha oração que tenhamos a fé, a coragem e a força para perseverar até o fim fielmente para que sintamos a alegria de voltar aos braços do Pai Celestial. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

“Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (pregação)

Texto: João 8:36 “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”
Tema: De quem sou servo,... de Cristo ou do pecado?
Este texto nos fala de um diálogo de Jesus com os judeus a respeito da Sua divindade que começou em João 8:31 e termina no versículo 59
Servo do pecado: Jo. 8:34 “ Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”. E no versículo 44 Jesus diz: “vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai ; ele foi homicida desde o principio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentiras, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.
Pecados são descritos pelo apóstolo Paulo em gálatas 5:19-21 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”.
As obras da carne (5.19-21) incluem:

(1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).
(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
(4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).
(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
(6) “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.
(7) “Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).
(8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
(9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
(10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).
(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
(12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).
(13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
(14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade.
(15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
(16) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do
reino de Deus, ou seja, não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9).
Servo de Cristo vive de acordo com o fruto do Espírito que está em gálatas5: 22-23 :”Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
(1)“Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
Para concluir:
Sendo escravos do pecado é todo aquele que o pratica sem reconhecer essa escravidão, torna-se incapaz de compreender a Palavra de Deus, seus desejos e vontades geram mentiras, homicídios, a própria glória ... a conseqüência será a mort assim como está escrito em Rm6:23a: “porque o salário do pecado é a morte”.
Sendo servos de Jesus somos livres e experimentamos a liberdade real do espírito nos propósitos de Deus “(Rm:8:2-4 “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Quem guarda a palavra de Cristo compartilhará de Sua vitória sobre a queda e experimentará a verdade, liberdade e pureza.
João 8:32 “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
João 8:36 “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Deixe Jesus te libertar dos seus pecados...


Faça hoje sua escolha de quem sou servo,... de Cristo ou do pecado?
Vamos Orar por libertação!