segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PERSEVERE ATÉ O FIM (pregação)

TEMA: PERSEVERE ATÉ O FIM
TEXTO: Mateus 24:10-14 em Mc13:13 e Mt. 10:22 diz: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome, aquele, porém que perseverar até o fim será salvo”
“Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que PERSEVARAR ATÉ O FIM, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim."

Introdução: São cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 61 países que ainda não ouviram o Evangelho que são do Islamismo, Budismo e Hinduismo. Segundo o Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000 somos 15,4% de Evangélicos no Brasil.73,6% são católicos e 7,4% não tem religião

Irmãos nós somos privilegiados por morar no Brasil por isso precisamos Perseverar no Senhor, em meio a tribulação a nossa esperança se renova, somos edificados e podemos, cheios do Espírito Santo, ir adiante no caminho.No mundo em que estamos, a tendência é que tudo que está escrito na palavra venha a cumprir, pois o fim está próximo; como filhos do Senhor vamos ser perseguidos, mas a TRIBULAÇÃO produz PERSEVERANÇA (paciência)que trás EXPERIÊNCIA e nos dá ESPERANÇA. (Rm 5:1-3) e (Tiago 1:12): “Bem aventurado o homem que suporta a provação; porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.
Nós passamos pela tribulação para sermos aprovados diante do Senhor, mas precisamos entender que toda promessa, há condições, ou seja, se as condições não forem satisfeitas, o resultado esperado não se obterá. Há muitos que reinvidicam as bênçãos sem se prestarem a cumprir as condições e terminam frustrados. Vejamos as condições para que se tenha a bênção de ser bem sucedido na obra do Senhor.
1º SANTIDADE - ela é conseqüência da graça de Deus em nós. É obra do Espírito Santo. Nossa vontade é a porta através da qual o Espírito age para nos santificar: Efésios 4:30 afirma: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
2º PERSEVERANÇA na fé -"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes..." portanto amados a perseverança é a qualidade de quem é firme e constante, determinado, de quem sabe o que quer. Sem perseverança não há como alcançar as vitórias que Deus tem para nós. Em Coríntios 16:13 diz: "Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes". A perseverança é mais do que apenas sobreviver e esperar que o fim chegue. Perseverar até o fim exige muita fé. No jardim do Getsêmani, Jesus "prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres". (Mateus 26:39)
É preciso grande fé e coragem para orar ao Pai Celestial, dizendo: "Não seja como eu quero, mas como tu queres". A fé para crer no Senhor e perseverar proporciona grande força. Algumas pessoas dizem que se tivermos fé suficiente muitas vezes poderemos mudar as circunstâncias que estão causando nossas provações e tribulações. Será que devemos usar nossa fé para mudar a situação ou para suportá-la? Podemos fazer orações sinceras para mudar ou amenizar os acontecimentos da vida, mas sempre devemos lembrar-nos de que ao concluir cada oração deve haver o sentimento de "Faça-se a tua vontade". (Mateus 26:42) A fé no Senhor implica em confiarmos no Senhor. A fé para perseverar bem é aquela baseada na aceitação da vontade do Senhor e das lições aprendidas nos acontecimentos que sobrevierem.
Ao depositarmos nossa fé no Senhor e mantermos nossa atenção voltada à eternidade, seremos abençoados com a capacidade de aceitar quaisquer tribulações que nos forem impostas; pois a vida na Terra, como a conhecemos, é apenas temporária. Se a suportarmos bem, o Senhor prometeu: "E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus".
3ºAMOR - Se faltar amor, todo o trabalho é desperdiçado: pode-se falar todas as línguas, dos anjos e dos homens, pode-se exercer o dom da profecia, possuir o conhecimento de todos os mistérios e da ciência, ter uma fé possível de transportar montes, distribuir todos os bens para o sustento dos pobres, ou mesmo ser martirizado numa fogueira... "se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria..." Que tudo que façamos, seja por amor ao Senhor e não para homens. Deus deixou este mandamento, amai-vos uns aos outros.Diante de tudo que estamos vendo, não vacile no amor, a volta de Jesus está próxima, mas persevere até o fim... Vamos nos encontrar lá no céu.

Conclusão: Como indivíduos, não sabemos quando chegaremos ao fim da mortalidade. Precisamos desenvolver a capacidade de perseverar e concluir nossas responsabilidades atuais, por mais difíceis que sejam os dias que teremos pela frente. Que sejamos capazes de dizer, como Paulo declarou a Timóteo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". (II Timóteo 4:7). "Eis que temos por bem-aventurados os que [perseveraram]". (Tiago 5:11).
Não existe nenhuma tribulação que Jesus não compreenda e Ele espera que nos acheguemos ao Pai Celestial em oração. Testifico que se formos obedientes e diligentes, nossas orações serão respondidas, nossos problemas diminuirão, seremos iluminados, a escuridão do desespero desaparecerá, nos sentiremos próximos ao Pai Celestial e sentiremos o consolo do Espírito Santo.

É minha oração que tenhamos a fé, a coragem e a força para perseverar até o fim fielmente para que sintamos a alegria de voltar aos braços do Pai Celestial. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário