quinta-feira, 31 de março de 2011

História da Igreja o Brasil para Cristo

IGREJA O BRASIL PARA CRISTO

História da Igreja o Brasil para Cristo
O missionário Manoel de Mello e Silva nasceu em vinte de agosto de 1929 em Amoroso/PE. Aos 11 anos já pregava seus sermões pentecostais em pequenos auditórios para até cem pessoas em diversas partes. Em 1947 foi para São Paulo e conheceu Ruth Lopes da Silva ( de Palmares/PE) e casou-se com ela e tiveram 2 filhos (Boaz Alberto de Mello e Silva e Paulo Lutero de Mello e Silva. Freqüentavam a igreja Assembléia de Deus e logo começou a pregar e Deus usou-o para dar de volta a vida a uma criança morta, mas como não era de costume da igreja todos ficaram espantados e ele saiu e passou a congregar na Igreja do Evangelho Quadrangular, foi consagrado pastor no inverno de 1952. Participou de cruzadas de evangelização.
Em janeiro de 1956 auxiliado pelo Pr. Alfredo Rachid Góes, seu companheiro de ministério, dirigiu o primeiro programa radiofônico evangélico no Brasil denominado “A voz de O Brasil para Cristo”.
Dia 3 de março de 1956 realizou-se o Primeiro encontro do “Movimento do caminho – Igreja de Jesus Betel” houve muita perseguição em relação a esse movimento e foram queimados muitas tendas e templos apedrejados e presos vários líderes que o acompanhavam. Mello foi preso mais de vinte vezes e as acusações eram sempre as mesmas: charlatanismo, curandeirismo, exploração de incaustos, etc.
Em 1958 cansados de verem suas tendas serem queimadas, os líderes do movimento resolveram construir um Tabernáculo de madeira. Em 1960, foi alugado um galpão à Rua Tuiuti, no bairro da Tatuapé, onde a igreja permaneceu centralizada por muitos anos.
A cada dia o movimento crescia e a ele se agregavam novos líderes e pastores de todo o país.
Formaram uma nova denominação a Igreja Evangélica Pentecostal, que tinha como “slogan” Ganhar O Brasil para Cristo. Em 24 de Agosto de 1974 esse slogan foi agregado ao nome, que finalmente se estabeleceu com é hoje.
No dia 12 de outubro de 1982lotou o estádio do Pacaembu como protesto contra a idolatria no Brasil pela primeira vez. No dia 3 de maio de 1990 Mello veio a ter um mal súbito e veio a falecer no dia 05 de maio aos 60 anos de idade.
A denominação do Paraná se deu através das cruzadas evangelísticas Chegando em Londrina em 1970 por meio do Pastor João Mendes de Carvalho e que iniciou uma nova congregação no ano de 1983, que se desenvolveu em cultos que tiveram inicio no centro da cidade e posteriormente passaram a realizar-se em uma igreja local no jardim Piza .
Em 1987 o Pastor passou a pregar firmemente no calçadão de Londrina, Deus deu uma estratégia a Ele de criara um trabalho evangelístico chamado “Desperta Brasil” feito em rádio e TV, então a partir daí a Igreja O Brasil para Cristo cresceu por toda a Londrina e região. Atualmente a igreja conta com 17 igrejas espalhadas por Londrina.
A comunidade local da Vila Yara iniciou em meados de 1998 , os fundadores foram Valdir Cantone e Godoy, evangelistas, que iniciaram seu trabalho em um antigo sacolão, com mais ou menos 10 membros. Em 6 meses cresceu para 80 membros freqüentes n ao comportando mais o local, então tiveram que alugar um salão maior que funciona até os dias atuais.
Com o crescimento foi necessária a vinda de um pastor local, que cuidasse e desse assistência aos membros. Foi enviado o Pastor Edivaldo Silva Neves da cidade de Apucarana que iniciou um trabalho direcionado a comunidade local, fundando o CRER – Centro de Recuperação, Ensino e Reintegração, uma entidade filantrópica, que visava dar uma assistência maior a comunidade. Em parceria com a Sercomtel, a igreja desenvolveu um trabalho social profissionalizante de informática e também montaram um consultório odontológico para atender a comunidade.
Após alguns anos o Pastor Edivaldo convidou o Pastor Wilson Thinonin para ajudá-lo a pastorear a igreja, nesse período o Pastor Wilson era Presidente da Convenção do Estado do Paraná. Assim, os pastores Wilson E Edivaldo iniciaram um trabalho em conjunto dando maior sustentabilidade aos projetos.
No ano de 2003 o Pastor Edivaldo mudou-se para o Estado da Bahia, deixando a liderança nas mãos do pastor Wilson Thinonin, foi então que Gustavo A. Chofard elaborou e deu inicio ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes, iniciando com curso básico de Teologia, cursos rápidos para líderes e também o Discipulado, tudo isso visando o aprimoramento dos membros para desenvolvimento do ministério que Deus colocou em suas mãos.
Conforme a necessidade observada pelo Pastor Wilson, deu-se inicio aos grupos celulares o qual cresceu rapidamente chegando ao número de 8 células em menos de 1 ano, mas por causa da resistência de alguns líderes e membros não foi possível dar continuidade ao trabalho celular, dando forças ao discipulado o qual existe até hoje.
Em 2009 iniciou o trabalho do IBBC – Instituto Bíblico O Brasil para Cristo, um curso de Teologia com duração de 3 anos, um trabalho que vem crescendo a cada dia e no ano de 2011 conta com o apoio da FACETEN, formando para o Teologia bacharelado para o aperfeiçoamento de membros e pessoas de fora também. Rosangela Miazzo é formada em Teologia pela UNIFIL e que dirige com a graça de Deus e também da aula e conta com uma equipe de professores qualificados como Valdenilda Thinonin ( esposa do Pastor Wilson Thinonin, mãe de Jessé e Kalebe, formada em Sociologia e concluiu o curso de Teologia do IBADEP), Genaro( professor convidado peruano, formado e mestre em Teologia), Hugo Ladeia (convidado, membro da Igreja Presbiteriana, foi colega de faculdade de Rosangela, um homem íntegro e de grande conhecimento da Palavra de Deus).
Em 2010 o Pastor Wilson foi corajoso em desafiar a igreja em comprar os 3 barracões que a mesma ocupa e com a concordância da igreja e a benção de Deus foi comprado o lugar por 480 mil reais e está sendo pago através de carnes, ofertas, dízimos e promoções.
A Igreja O Brasil para Cristo possui vários ministérios ativos, MENIBRAC, que é ministério infantil que conta com salas de crianças que são supervisionadas por uma equipe de monitoras e uma Pedagoga Andréia. UFEBRAC, que é o grupo das irmãs da tarde da benção (culto da terça-feira dirigido pela Pastora Rute Amorim e sua equipe), aos sábados a JUBRAC que é o grupo de Jovens liderado por Wellington e Daniel, os quais lideram também evangelismos nos bairros, Grupo de dança HEFZIBA dirigido por Adriana, quatro ministérios de louvor, Dr. Edson que é advogado a disposição da igreja, uma secretaria aberta a comunidade dás 9:00 até 17:30 hs, de segunda a sexta – feira.
A grande necessidade da comunidade local é, por tanto, a formação e qualificação dos membros e ministros. A vila Yara é um bairro bastante antigo, muito populoso, influenciado por um catolicismo “mariólotra, mas Deus tem dado graça e estratégia para combater essa realidade e tem havido êxito devido aos cursos de formação que a igreja disponibiliza e trabalho de rádio evangelismo que o pastor Wilson lidera em todo o país.

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

Porque devo fazer Teologia?
“Não procuro compreender para crer, mas creio para vir a compreender. Na verdade, creio porque se não cresse não viria a compreender”.
(Anselmo de Canterbury).
A pessoa quando aceita Jesus verdadeiramente em seu coração logo sente o desejo de batizar-se nas águas para cumprir a Palavra do Senhor que diz: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16), então o cristão, depois de ter um verdadeiro encontro com Deus, nasce nele uma necessidade de um aprofundamento e cultivo de sua fé. Uma das maneiras a ser suprida é estudando teologia (teo=Deus logia= estudo), por isso é necessário fazer teologia a fim de que conhecer Deus, refletindo e falando acerca d’Ele tornando-se um cristão autêntico.
“Com a ajuda do Espírito Santo, observando e obedecendo a Sua Palavra encarnada (Jesus Cristo), é que conheceremos o nosso Deus”.
(Rosangela R. S. Miazzo) Soli deo gloria

O que é discipulado?
Ao ler Mateus 28.19-20 encontramos uma revelação a cerca da grande comissão de Cristo que é para a sua igreja não fazer convertidos, mas sim discípulos verdadeiros e comprometidos com Jesus e Sua igreja e este é o nosso propósito com um curso que prepara a pessoa para um processo de tornar-se discípulo de Cristo, para ser como Ele é!
“O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem a amplitude que tem em Cristo, que o aluno é capaz de treinar outros para ensinarem a outros”.
(PHILLIPS, Keith. A formação de um discípulo, São Paulo, Editora Vida, 1994, p. 16.).


QUESTÕES QUE BUSCAMOS ENTENDER E A BÍBLIA DA A RESPOSTA:

1- PARA QUE EU PRECISO DE SALVAÇÃO?
LEIA: JOÃO 3:16-21
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Efésios 2:1-10
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
2- EU PRECISO NASCER DE NOVO?
LEIA:JOÃO 3:3-5
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
3- PARA QUE SERVE A BÍBLIA?
LEIA: 2 TIMÓTEO 3:16-17
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
4- O QUE É ORAR E JEJUAR?
LEIA: MATEUS 6:1-18
É de fundamental importância para a nossa comunhão diária com Deus Pai e o próximo, para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual, e para vivermos com bom êxito para o serviço, testemunho e glória de Jesus Cristo.
Algumas pessoas têm exaltado o jejum religioso elevando-o além das Escrituras e da razão; e outras o têm menosprezado completamente (John Wesley).
O jejum na Bíblia refere-se à abstenção de alimentos para finalidades espirituais. Pode ser um jejum total (Lc 4.2ss), ou parcial (Dn 10.3).
Há ainda um jejum absoluto (Et 4.16; At. 9.9). Jejuar não é um mandamento, mas é o exercício de uma disciplina espiritual que deve ser observado pela igreja de J esus Cristo enquanto aguarda a segunda vinda do Noivo (Mt 9.15; At 13.2,3; Mt 25.6). (Richard Foster).

Objetivo do jejum – M t 6.16-18
Centrar-se em Deus , Lc 2.37; At 13.2 (cf. Mt 6.16; Zc 7.5) , jejuar não é negociar com Deus, para parecer espiritual, buscar benefícios físicos, buscar poder espiritual etc.;
Revelar o que controla o nosso coração –SL 69.10; 1 Co 6.12; 9.27 – por vezes nosso coração é controlado por ira, amargura, vaidade, medo, etc.

5- O QUE SIGNIFICA O BATISMO, SANTA CEIA, DÍZIMOS E OFERTAS?
LEIA: Mateus 3: 7-9
7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
Mateus 28:19-20,
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Atos 2:38,
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

MARCOS 14:22-25,
22 E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
23 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.
Malaquias 3:10.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.

6- O QUE É A FÉ?
Leia: Hebreus 11:1-6
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7- DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.
A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Antigo Testamento, algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural “Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas pessoas, NÃO há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao número, singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e plural. Dual é para dois, APENAS. Em hebraico, a forma dual é usada para coisas que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome “nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).
Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.


8- QUEM EU SOU E PARA QUE EXISTO?
Leia: Gênesis 1:26,
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.
Eclesiastes 12:1, 7, 14.
1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

9- PARA QUE EU PRECISO IR À IGREJA?
Leia: Mateus 16:18
A igreja deve ter a mesma visão de Cristo, ou seja, que todo mundo conheça a Deus e o glorifique. A conclusão que podemos tirar da palavra de Deus é que o objetivo final de tudo o que fazemos na igreja é espalhar a glória de Deus a todas as nações!
Deus deixou para a igreja a tarefa de levar o evangelho da salvação a todas as nações da terra. Quem é a igreja? A igreja somos eu e você! Então, quem é que tem a responsabilidade de executar a obra de Deus aqui na terra? Sou eu! Eu tenho de entender que, se sou salvo, se saí das trevas para luz, isso não é simplesmente uma questão de misericórdia de Deus, que me livrou da condenação; Deus me salvou, me libertou para que eu levasse a mesma mensagem libertadora aos que estão ao meu redor e também as nações distantes. Deus quer usar sua vida.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Segundo Jurge Moltmann “ A igreja há de apresentar-se sempre diante do tribunal de Deus e do mundo, pois ela representa a Deus diante do mundo e o mundo diante de Deus “ e Karl Barth afirma que “Teologia é a função da Igreja” , então é do conhecimento das pessoas, a importância de servir com amor e dedicação, esse é o seu desafio a partir do conhecimento adquirido, desejamos que o Espírito Santo lembre você de tudo quanto tem aprendido dele com Ele e para Sua glória.
Que a benção de Deus Pai, a graça de Jesus e a unção do glorioso Espírito Santo conduza você a cada dia na perfeição do Seu amor, transformando sua vida.


Soli deo Gloria
Rosangela R.S.Miazzo.

Um comentário:

  1. a paz, meu nome é ivanildo lins sou de recife-pe gostaria de saber se vc sabe alguma historia das obpc em pernambuco como foi dado o inicio aqui em pernambuco. desde já fico grato.
    ivanildo lins.
    e-mail: ivanildo.lins@yahoo.com

    ResponderExcluir